sexta-feira, 29 de junho de 2018

Amanhã há «Fan Hemendik Eguna» em Oñati, «para que se vão embora»

É já o oitavo ano que Oñati (Gipuzkoa) realiza a jornada Fan Hemendik e, no fundamental, a exigência continua a ser a mesma: «não precisamos, nem gostamos das forças de ocupação». Por isso, exigem-lhes que se vão embora de Oñati (Gipuzkoa) e de Euskal Herria.

Durante a apresentação, numa Kultur Etxea cheia de gente, em meados deste mês, os organizadores conseguiram passar uma imagem de unidade e apoio popular em torno do Fan Hemendik, sublinhando a importância do apoio e da participação de todos – pessoas e organizações – nesta jornada de festa e reivindicação: porque a presença da Guarda Civil, em Oñati e Euskal Herria, não tem «qualquer justificação».

Na altura, os jovens de Altsasu (Nafarroa) não foram esquecidos, tendo sido afirmado que «o recurso a montagens judiciais e policiais em Euskal Herria» não é novo.

Programa variado
Para exigir que as forças policiais e militares de ocupação abandonem Oñati e todo o território basco, foi preparado um programa que abrange todo o dia. Às 12h30, há um trikipoteo; segue-se, às 15h00, o almoço popular; às 19h00, realiza-se uma manifestação.

A animação musical fica para o final, com os Itziarren Semeak, Gadafiste Brothers, Gorpuzkingz, Broken Legacy e DJ Elvis Caino.

Trajecto do movimento Fan HemendikResume do trajecto do movimento Fan Hemendik desde 2011. / Ver: Berria e aseh