quinta-feira, 21 de junho de 2018

Audiência de Nafarroa decreta liberdade condicional para «La Manada»

A Audiência de Nafarroa aceitou o pedido feito pela defesa dos cinco membros de «La Manada» e decretou a sua liberdade condicional, depois de pagarem uma fiança de 6000 euros.

Em Abril deste ano, os cinco homens foram condenados a nove anos de cadeia por terem violado em grupo uma mulher em Iruñea, nos Sanferminak de 2016 – penas muito inferiores aos 20 anos pedidos pelo Ministério Público e aos 22 pedidos pela acusação particular.

Hoje, a Audiência de Nafarroa considerou «boa» a argumentação da defesa dos cinco violadores, que foram condenados por «abuso sexual» e não por «agressão» ou «violação». De acordo com o tribunal, não existe «risco de fuga», nem de «repitação do crime».

Assim, José Ángel Prenda, Ángel Boza, Jesús Escudero, Antonio Manuel Guerrero e Alfonso Jesús Cabezuelo podem ir à sua vida, com dois anos de pena cumprida e os 6000 euros de fiança pagos. Têm ainda de comparecer periodicamente em tribunal e ficam impedidos de sair do Estado espanhol.

Movimentos de defesa dos direitos das mulheres, que expressaram profunda indignação pela pena aplicada aos homens e pela consideração do crime cometido como «abuso» (recorde-se que um juiz pedia a absolvição dos membros de «La Manada»), convocam mobilizações para esta tarde na capital navarra, em Bilbo, Donostia e Gasteiz.

Espera-se que, nos próximos dias, haja mobilizações também fora do País Basco. / Ver: argia.eus e agências