
Ontem, numa Kultur Etxea cheia de gente, os organizadores desta jornada, que terá lugar no próximo dia 30, conseguiram passar uma imagem de unidade e apoio popular em torno do Fan Hemendik. A «foto gigante» não fica apenas para a posteridade, mas serve para mostrar isso mesmo. Sublinharam a importância do apoio e da participação de todos – pessoas e organizações – nesta jornada, porque a presença da Guarda Civil não tem «qualquer justificação».
Antes da foto, foi exibido um vídeo (em baixo) que resume o trajecto do movimento Fan Hemendik desde 2011. Os jovens de Altsasu não foram esquecidos, tendo sido afirmado que «o recurso a montagens judiciais e policiais em Euskal Herria» não é novo. Criticando as penas a que os jovens de Altsasu foram condenados, os organizadores do Fan Hemendik fizeram um apelo à participação na manifestação deste sábado, 16, em Iruñea.
Programa
Para exigir que as forças policiais e militares de ocupação abandonem Oñati e todo o território basco, foi preparado um programa que abrange todo o dia. Às 19h00,
realiza-se uma manifestação. Segue-se a animação musical, com os Itziarren Semeak, Gadafiste Brothers, Gorpuzkingz, Broken Legacy e DJ Elvis Caino.
As entradas para o almoço estão à venda nas Ona e Arrano herriko tabernas (custam dez euros para trabalhadores, seis para desempregados).
Fan Hemendik 2018Resumo do trajecto do movimento Fan Hemendik. / Ver: goiena.eus