Intervindo esta segunda-feira numa sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Bashar al-Jaafari disse que «a Síria crê que a principal causa dos conflitos no Médio Oriente foi e ainda é a ocupação israelita dos territórios árabes», incluindo os Montes Golã sírios.
Em seu entender, quaisquer tentativas de gerar artificialmente novas crises com o propósito de salvar a entidade israelita apagando a causa palestiniana irão fazer aumentar as tensões e escalar as ameaças à paz e segurança internacionais.
Al-Jaafari lembrou que a Síria é alvo de uma «guerra terrorista» há oito anos, na qual estiveram envolvidos muitos governos, que a apoiaram e alimentaram, nomeadamente através da atribuição de fundos a grupos terroristas.
«Esses governos – que Al-Jaafari não nomeou – distribuíram milhares de milhões de dólares para militarizar a situação na Síria, tendo criado e financiado grupos terroristas armados», disse, citado pela agência SANA. Acrescentou que alguns países que «praticam a agressão militar directa e ocupam o território de outros pela força depois definem a agressão e a ocupação como "guerra contra o terrorismo"». (Abril)
terça-feira, 26 de junho de 2018
«Principal causa dos conflitos no Médio Oriente é a ocupação dos territórios árabes»
Etiquetas:
estado francês,
EUA,
guerra de agressão,
imperialismo,
Médio Oriente,
Reino Unido,
sionismo,
Síria,
Turquia