sábado, 23 de junho de 2018

Restaurado e reinaugurado o mural em homenagem a Periko Solabarria

A reinaguração do mural, realizado num dos pilares da Ponte de Rontegi em homenagem a Periko Solabarria (1930-2015), operário, ex-sacerdote, deputado pelo Herri Batasuna e militante em prol de muitas lutas, decorreu este sábado por iniciativa da Associação Periko Solabarria.

Em declarações recolhidas esta semana pela Herrikolore, um membro da Associação referiu-se à «sabotagem» de que o mural - feito nos meses subsequentes à morte de Periko - foi alvo no Outono do ano passado. O movimento popular lançou mãos à obra e refê-lo.

O local escolhido para a execução do mural não foi um acaso, pois Periko trabalhou na construção da Ponte de Rontegi. E continuou a fazê-lo mesmo depois de já ser deputado ao Parlamento espanhol, eleito pelo Herri Batasuna, recebendo o salário de operário da construção e não o de deputado. / Ver: herrikolore.org

«O mural de Periko Solabarria teve de ser restaurado» [Reportagem de Tele7Radio7]O mural de Periko Solabarria teve de ser restaurado. No domingo passam três anos sobre a sua morte. Neste período, o mural foi atacado várias vezes. Foi inaugurado este sábado, na Ponte de Rontegi, em cuja construção Periko trabalhou, já sendo deputado, pelo Herri Batasuna.