A reinaguração do mural, realizado num dos pilares da Ponte de Rontegi em homenagem a Periko Solabarria (1930-2015), operário, ex-sacerdote, deputado pelo Herri Batasuna e militante em prol de muitas lutas, decorreu este sábado por iniciativa da Associação Periko Solabarria.
Em declarações recolhidas esta semana pela Herrikolore, um membro da Associação referiu-se à «sabotagem» de que o mural - feito nos meses subsequentes à morte de Periko - foi alvo no Outono do ano passado. O movimento popular lançou mãos à obra e refê-lo.
O local escolhido para a execução do mural não foi um acaso, pois Periko trabalhou na construção da Ponte de Rontegi. E continuou a fazê-lo mesmo depois de já ser deputado ao Parlamento espanhol, eleito pelo Herri Batasuna, recebendo o salário de operário da construção e não o de deputado. / Ver: herrikolore.org
«O mural de Periko Solabarria teve de ser restaurado» [Reportagem de Tele7Radio7]O mural de Periko Solabarria teve de ser restaurado. No domingo passam três anos sobre a sua morte. Neste período, o mural foi atacado várias vezes. Foi inaugurado este sábado, na Ponte de Rontegi, em cuja construção Periko trabalhou, já sendo deputado, pelo Herri Batasuna.
sábado, 23 de junho de 2018
Restaurado e reinaugurado o mural em homenagem a Periko Solabarria
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
encontro,
Esquerda Abertzale,
Notícias,
VIDEO