terça-feira, 6 de maio de 2008

Banda italiana perseguida por apoiar País Basco


Banda Bassotti interpretam "Zu Atrapatu Arte" dos Kortatu

Não é a primeira vez mas volta a dar que falar. Os Banda Bassotti, grupo musical italiano de música de intervenção, são perseguidos no Estado espanhol. Neste caso o que está em causa é o concerto agendado para a localidade de Rivas, organizado pela União das Juventudes Comunistas de Espanha. Uma organização denunciou o facto da banda italiana ser apoiante da esquerda independentista e de ter uma canção que enaltece a ETA. Claro que não explicam que esta é uma canção popular feita pelo povo basco, aquando da morte de Carrero Blanco durante o fascismo, em homenagem à organização armada.

Os Banda Bassotti compõem um grupo musical formado nos anos 80 quando vários amigos operários decidiram fazer uma banda com intervenção social e política. A maioria das suas canções falam de questões como o racismo, o fascismo e a luta de classes. Para além disso, os Banda Bassotti sempre estiveram comprometidos com a solidariedade internacionalista com outros povos tocando versões de músicas revolucionárias de todo o mundo. Em 2003, tocaram em Portugal, na Festa do «Avante!».

Esta não é, no entanto, a primeira vez que tentam censurar os Banda Bassotti ou outras bandas solidárias com o povo basco. Por várias vezes tentaram cancelar concertos de Manu Chao, de Fermin Muguruza, de Soziedad Alkoholika e de muitas outras. Isto ilustra bem o espírito persecutório que o Estado espanhol incutiu sobre todos aqueles que se solidarizam com a luta do povo basco.