quarta-feira, 28 de maio de 2008

Juiz Pedraz notifica autarca de Arrigorriaga como imputado

O juiz da Audiência Nacional espanhola Santiago Pedraz solicitou ao Tribunal de Arrigorriaga que notifique o autarca desta localidade, Alberto Ruiz de Azúa (PNV), como imputado no processo de investigação que visa apurar se constitui um delito manter uma praça do município dedicada a José Miguel Beñaran, ‘Argala’.
Numa outra diligência, o magistrado pede à polícia espanhola, à Guardia Civil e à Ertzaintza que encaminhem um relatório sobre a possível ligação de Beñaran à ETA, e que indiquem se em Arrigorriaga existem mais praças, ruas ou monumentos dedicados a militantes bascos. Por último, solicita ao Município que envie ao Tribunal a acta da sessão plenária em que se aprovou a atribuição do nome de ‘Argala’ à praça em que se situa a sede municipal, que verifique se a referida praça mantém esse nome ou, no caso de o não ter, indique a data em que foi retirado.
O critério da terceira secção da sala do Tribunal Penal da Audiência Nacional, presidida pelo magistrado Alfonso Guevara, ao ordenar a Pedraz que investigue se constitui um delito atribuir a uma rua o nome de um militante basco, não foi ratificado em decisões anteriores do tribunal. Ontem mesmo a quarta secção confirmou o arquivamento da querela contra o autarca de Zornotza por não retirar o nome a uma rua dedicada a Txiki e a Otaegi, ao considerar que não tinha incorrido em nenhum delito, uma vez que a decisão foi aprovada numa sessão plenária municipal em que o autarca não interveio.

Fonte: Gara