segunda-feira, 19 de maio de 2008

O independentismo no desporto


Recepção ao Athletic campeão, em 1983/83.

Com uma época discreta, o Athletic de Bilbau ficou no meio da tabela da liga do Estado espanhol. O Osasuna, clube de Iruñea, garantiu a manutenção na última jornada do campeonato e a Real Sociedad, de Donostia, ainda pode subir à primeira divisão.

O Athletic de Bilbau não é apenas um fenómeno desportivo. O clube bilbaíno move paixões por todo o País Basco e tem prestígio no Estado espanhol pelo seu historial de vitórias. E não é apenas um clube. Muito do seu simbolismo está conectado com a identidade basca. Uma das razões, certamente, será o facto de apenas jogar com atletas bascos. A sua claque é composta por centenas de jovens da esquerda independentista que fazem ondear as bandeiras pela libertação dos presos políticos.

Contudo, esta relação entre o desporto e a luta do povo basco não é pouco comum. Para além das claques dos outros clubes, qualquer um de nós já assistiu, provavelmente, ao forte apoio que recebem os ciclistas bascos na Volta à França. A luta pela oficialidade da selecção basca de futebol e de outros desportos também assume fortes proporções como sucedeu no jogo com a selecção catalã.

Também no desporto, os bascos querem ser bascos.