sábado, 31 de maio de 2008

No encerramento da Gelditour, milhares saem à rua contra o TAV / AHT


Coincidindo com o final da iniciativa Gelditour (1), Donostia converteu-se hoje no núcleo da oposição ao Comboio de Alta Velocidade (TAV/AHT), com muitos milhares de pessoas a participarem na manifestação nacional convocada pela plataforma AHT Gelditu! Elkarlana e a fazerem ouvir a sua voz contra o projecto.
A marcha partiu de um Boulevard abarrotado, passou pelo bairro de Gros, pelo passeio de Zurriola e voltou ao ponto de partida, tendo sido então realçado, numa intervenção final, que o Comboio de Alta Velocidade é o projecto “mais contestado” pela maioria da sociedade e por diferentes sectores de Euskal Herria. Para além disso, asseguraram que a cidadania basca se está a aperceber de que não é impossível parar este projecto, e apelaram à continuidade da oposição e da luta para o travar.

Jornada festiva

A manifestação nacional coincidiu com o final da dinâmica Gelditour, uma iniciativa que percorreu vários pontos de Euskal Herria com o propósito de aumentar o eco contra este projecto massivo. O bom ambiente foi protagonista durante todo o dia na Zona Antiga donostiarra, onde se fizeram ouvir trikitilaris (2) e outros músicos. À noite, Usurbil acolherá um festival em que se incluem vários concertos para fazer frente aos gastos causados pela iniciativa Gelditour.

(1) Gelditour: caravana informativa sobre o TAV/AHT, organizada pela plataforma de oposição AHT Gelditu! Elkarlana, que percorreu o País Basco durante o mês de Maio; partiu de Kortes (Nafarroa) no dia 4 e terminou hoje, dia 31, em Donostia.

(2) Trikitilari: tocador de trikitixa, o acordeão diatónico basco.

Para conhecer o percurso e diversas actividades ligadas à iniciativa: Gelditour
Fonte: Gara