sexta-feira, 30 de maio de 2008

Internauta detido em Ordizia fica em liberdade

De acordo com informações avançadas pela Askatasuna, X.R.T., detido em Ordizia há três dias sob acusação de “apologia do terrorismo” através da Internet, foi transferido esta manhã para a Audiência Nacional espanhola para comparecer ante o juiz Ismael Moreno, depois de ter permanecido três dias sob alçada da Guardia Civil. O magistrado, que não lhe aplicou a denominada “legislação antiterrorista”, decretou a sua libertação, mas com a obrigatoriedade de comparência quinzenal ante as autoridades.
A Askatasuna denunciou que, com esta detenção, se procura “limitar a liberdade de expressão na Internet” e se tenta “fazer alastrar o medo” entre os seus utilizadores. “A Internet é um instrumento onde todas as mensagens associadas a diferentes ideias e ideologias do mundo têm lugar, e não é mera casualidade que algumas mensagens tenham sido castigadas”, criticou. A detenção de X.R.T. é mais um exemplo da “situação de excepção que vive Euskal Herria”.

Em Sevilha
O homem detido na terça-feira em Sevilha sob a mesma acusação foi também posto em liberdade, depois de prestar declarações ante o juiz Pablo Ruz.

Fonte: Gara