segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Batalha de Orreaga Gatazka: comemorações


Por ocasião do aniversário da batalha de Orreaga, estavam previstas para ontem, no alto de Ibaineta (Nafarroa), diversas actividades para comemorar o triunfo das tribos bascas sobre a retaguarda do exército de Carlos Magno, depois de este ter destruído a cidade de Iruñea na sua retirada.


A organização esteve a cargo da Orreaga Fundazioa e da Etxebarrengoa Elkartea, que lembraram que aquela batalha constituiu «um marco na história de Euskal Herria e o embrião do primeiro estado basco, o Reino de Pamplona, que se transformou em Reino de Navarra». O seu território foi conquistado por Castela em 1512, embora o Reino e a sua soberania tenham subsistido por mais um século em Nafarroa Beherea.

Para ontem, o programa incluía, em Orreaga, uma oferenda floral, a actuação de dantzaris, txistularis e txalapartaris, e um aurresku em homenagem aos que participaram naquela batalha.

Já no alto de Ibaineta, o programa incluía a leitura de um texto e um almoço no frontão de Garralda.

A batalha de Orreaga, como dizia Arturo Campión «simboliza o direito que assiste a qualquer povo de manter a sua independência nacional, a sua língua, as suas leis e os seus costumes», sendo essa uma das razões que levaram as organizações convocantes a apelar à participação dos cidadãos bascos que desejam manter vivos acontecimentos que outros ignoram e escondem, pretendendo com isso levar ao esquecimento de uma história que é um instrumento imprescindível para construir o futuro: para que esta sociedade possa decidir de forma livre, sem imposições - um direito democrático que não pode ser negado.

Orreaga gatazka / batalha de Orreaga


Fonte: nafarroan.com e SareAntifaxista

Em Orreaga, comemorou-se o aniversário da vitória dos bascos sobre o exército de Rolando, em 778. Na imagem, um momento da actuação dos bertsolaris no alto de Ibaineta (Gara / Jagoba Manterola / Argazki Press).
-