segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A propósito dos ataques ao modelo festivo bilbaíno


PNV e IU, empenhados em romper com o modelo festivo bilbotarra
Pode parecer um debate banal a muita gente, mas não o é. A Aste Nagusia ou Semana Grande, um evento com a dimensão e a importância das Jaiak de Bilbo, constituem um exemplo de auto-organização e de participação popular a nível europeu, à margem das instituições.
É precisamente contra isso que pretendem investir os regionalistas do PNV e os espanholistas de esquerda do PCE e a sua marca eleitoral Izquierda Unida - Ezker Batua no caso da sucursal basca.

Já fizeram quatro baixas; para além da Txori Barrote e da Kaskagorri, duas das comparsas mais conhecidas e populares de Bilbo, investiram contra a Komantxe, recorrendo à mais pura mentira, e impediram que uma das comparsas ligadas ao EA pudesse montar txosna, no que constitui uma óbvia punição política pela participação do EA no pólo soberanista.

Mas os números falam por si e dizem que a Aste Nagusia bilbaína conta com um alto nível de aceitação entre os cidadãos, que dela fazem uma avaliação positiva. Acima de tudo, os habitantes da «Villa» apreciam o bom ambiente que se respira nas ruas, de acordo com dois estudos encomendados pelo Município bilbaíno às empresas Ikerfel e Gizakar.

A alta aceitação social das festas é bem evidente a nível quantitativo, tendo em conta que 82,4% dos cidadãos presentes na cidade durante a sua celebração participa nalguma das actividades programadas. Destas, as mais apreciadas pela sua qualidade são os fogos de artifício, as actividades infantis e o teatro de rua.

No que diz respeito às txosnas, constituem o segundo destino de eleição entre os inquiridos num patamar qualitativo, depois do fogo de artifício. Os cidadãos apreciaram ainda o «ambiente e a melhoria nas condições higiénicas ao longo dos anos».

Apartados desta realidade parecem os «esquerdistas» da IU e do PNV, que antes se afiguram aliados da dupla PP-PSOE. Na verdade, tanto PP como PSOE felicitam Azkuna pelo modo como tem gerido esta questão. Diz-me com quem andas…
Fonte: boltxe.info

Ver também:
«O PP diz que irá vigiar as comparsas e procurar provas para levar à Procuradoria»
http://www.gara.net/paperezkoa/20100814/215537/es/El-PP-dice-que-vigilara-comparsas---buscara-pruebas-para-acudir-fiscal

«A extrema-direita bilbotarra e a "Txomin Barullo", aliados contra a Aste Nagusia»
http://www.lahaine.org/index.php?p=47396

«Seis mercenários do PSOE prestam-se à intoxicação, afirmam fontes da Txomin Barullo (última informação)»
http://boltxe.info/?p=16439

«O Aralar pede que Bilbo reconsidere as proibições e aposte na participação»
http://sareantifaxista.blogspot.com/2010/08/aralar-pide-que-bilbo-reconsidere-los.html