terça-feira, 3 de agosto de 2010

Em Baiona, no fim das festas, almoço pelos presos


Em Baiona, no último dia das festas, realizou-se um almoço a favor dos presos bascos, com um ambiente bem especial. Nas imediações da Patxa plaza, 350 pessoas juntaram-se à volta das mesas dispostas no meio das ruas, entre as quais se encontravam ex-presos e muitos familiares de pessoas encarceradas. O som do acordeão, do txistu e das gaitas não faltou nas músicas e cantares bascos. Antes do café, um porta-voz da Askatasuna lembrou os refugiados políticos e em especial os presos, tendo-lhes enviado uma mensagem de profunda solidariedade.
Aproveitando o ensejo, os jovens Gilen Goiti, Eneko Etxegarai e Ibai Agirrebarrena, que saíram em liberdade provisória há alguns meses, foram homenageados. De kapela na cabeça, assistiram ao aurresku que dançaram em sua honra, entre palavras de ordem a favor dos presos.
Notícia completa: Gara

Homenagem a Juan Mari Otegi 'Txato', assassinado pelos GAL
Ontem, dia 2 de Agosto, passaram 25 anos sobre a morte deste refugiado em Azkarate (Nafarroa Beherea), e no dia anterior decorreu um acto no local onde o mataram a tiro.
Dezenas de pessoas juntaram-se em Azkarate no dia 1 para prestar uma homenagem a Juan Mari Otegi 'Txato'. É que ontem passavam 25 anos desde que os GAL o mataram a tiro, acontecimento que fizeram questão de lembrar. Otegi era natural de Itsasondo (Gipuzkoa) e, enquanto refugiado, passou a viver em Ipar Euskal Herria. No dia 2 de Agosto de 1985, saía do trabalho e ia para casa de automóvel quando duas pessoas que seguiam numa motorizada dispararam sobre ele, matando-o. Para além disso, alguns meses depois, em Fevereiro de 1986, a filha, Nagore Otegi, e a companheira, Karmele Martinez, ficaram feridas num outro atentado dos GAL, num tiroteio contra a pousada Batzoki, em Baiona.
Fonte: Berria