sábado, 14 de agosto de 2010

A rede Independentistak vem para a rua no dia 12 de Outubro


Txutxi Ariznabarreta e Maider Karrere, juntamente com outros membros da rede Independentistak, deram uma conferência de imprensa em Donostia, na qual convidaram os cidadãos e os agentes políticos, sindicais e sociais independentistas bascos a participar na mobilização que irá decorrer no dia 12 de Outubro em Iruñea, no âmbito de uma jornada de desobediência civil e colectiva.

Será “uma marcha nacional” para celebrar “o dia da independência dos povos”, afirmou Txutxi Ariznabrreta, pois, na Europa, “chegou a hora da independência” e os bascos não podem “deixar passar esta oportunidade”.

Neste sentido, lembrou, entre outros acontecimentos internacionais, a resolução do Tribunal Internacional de Haia sobre o Kosovo, que, em seu entender, assume “uma importância especial” para os bascos, na medida em que protege “o direito a decidir que assiste aos povos e às nações”.
“Legitima”, acrescentou, “os projectos políticos independentistas e o direito à autodeterminação como um direito democrático também na Europa”.

Ariznabarreta salientou a necessidade de todos os independentistas de Euskal Herria trabalharem “unidos” para promoverem a criação do seu “próprio Estado”.
A Independentistak anunciou ainda a realização de debates e diversas actividades “nas mais diversas localidades” a partir de Setembro, de forma a dar ao independentismo basco um impulso organizativo, processo que culminará com uma conferência nacional em Novembro.

Este colectivo deu-se a conhecer em Donostia no dia 27 de Fevereiro deste ano, dele fazendo parte pessoas da área da esquerda abertzale e do Eusko Alkartasuna, bem como membros de sindicatos nacionalistas e de outras organizações, sendo que todos estão envolvidos a título individual.
Fonte: boltxe.info