quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mobilizações pelos presos em Gernika e noutras localidades em festa


Apesar de estarem em plenas festas, os gernikarras e os habitantes de muitos outros municípios fizeram uma paragem para recordar os presos políticos bascos. As iniciativas sucedem-se a diversos protestos efectuados tanto em prisões francesas como espanholas.

A época estival, e especialmente as festas que estão a decorrer por todo o território de Euskal Herria, intensificam as mobilizações a favor dos direitos dos prisioneiros políticos bascos. Assim aconteceu em Gernika, onde na segunda-feira, coincidindo com as festas de San Roke, cerca de 500 habitantes do município fizeram uma pausa nas festas e dedicaram uns minutos a percorrer o centro da localidade em lembrança dos presos políticos e em defesa dos seus direitos, com um lema simples: «Etxera!».

A mobilização de Gernika, bem como as manifestações, concentrações ou brindes que têm lugar nesta altura na maioria das localidades do país, chegam num momento em que os presos políticos bascos levaram a cabo várias protestos pelos seus direitos.

Lembre-se a greve de fome e sede que Ander Geresta e Jabi Abaunza terminaram na quarta-feira passada, ao cabo de onze dias de protesto pelo «tratamento vexatório» que estavam a sofrer na prisão de Moulins. O início desta greve de fome e sede ocorreu poucas semanas depois de cinco cidadãos bascos terem empreendido um longo jejum contra o isolamento que sofriam em prisões do Estado francês. O mais significativo foi o de Arkaitz Agirregabiria, que se prolongou por 33 dias.

Também se têm sucedido os protestos nas prisões espanholas também por parte dos presos bascos. São incontáveis os encontros perdidos devido às inspecções físicas, o que significou um grande número de protestos. Para além disso, houve ainda situações em que os protestos se ficaram a dever a situações de isolamento, como no caso de uma presa em Alcalá-Meco.

Entretanto, Jon Kepa Preciado deu entrada na prisão anteontem, depois de ser presente ao juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Andreu. O santurtziarra tinha sido entregue na véspera pelas autoridades francesas depois de cumprir a pena a que fora condenado pela Justiça francesa e de ser reclamado pelo Tribunal Central de Instrução número 3 do tribunal de excepção.
Fonte: Gara