quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Bilboko Konpartsak anunciou cerca de 400 actividades para estas festas


Berria eta Berria * E.H.
A Bilboko Konpartsak deu a conhecer as cerca de 400 actividades que preparou para as festas de Bilbo deste ano, «para todos os gostos e idades», «participativas, plurais e populares»; entre as iniciativas apresentadas incluem-se actividades desportivas, culturais, lúdicas». Também serão múltiplas as iniciativas ligadas à cultura basca, que este ano irão até aumentar: «Haverá txistularis, albokaris, grupos de dantza, Bilbo Kantari, bertso-triki kalejira, uma homenagem à ikurriña e um festival de txalaparta». Os membros das konpartsak convidaram «toda a gente» a participar nas festas, «desfrutando e divertindo-se». Destaque ainda para realização do campeonato de Euskal Herria de Marmitako, evento gastronómico que terá lugar no sábado, 28 de Agosto.
A konpartsa Txomin Barullo também participa no protesto
Em virtude de algumas konpartsak terem sido banidas das festas de Bilbau deste ano, a federação Bilboko Konpartsak organizou um protesto de 24 horas para dia 25. Há alguns dias, uns quantos membros da Txomin Barullo publicaram um texto na imprensa contrário a esse protesto. Por isso, Igor Moreno, em nome dos comparseros da Txomin Barullo, fez questão de esclarecer que essas pessoas subscreveram o texto em seu nome e não em representação da agremiação, e que a Txomin Barullo irá aderir ao protesto convocado para esse dia.
Notícia completa: SareAntifaxista

Em Donostia, a abordagem foi um enorme êxito
Donostia * E.H.
Triunfo do modelo participativo e alternativo.
Jaiak bultzatuz aurrera!
A abordagem pirata da Aste Nagusia de Donostia constituiu um enorme êxito. Com 350 txalupas na água, cerca de 3000 participantes, e vários milhares a vibrarem cá em cima, este evento transformou-se numa explosão festiva e reivindicativa, não deixando ninguém indiferente.
Notícia completa: SareAntifaxista

Ver também: «Piratas de Donostia, tesouro da Aste Nagusia»