quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Alfon condenado a 4 anos de prisão

A Audiência Provincial de Madrid condenou Alfonso Fernández Ortega, Alfon, a quatro anos de cadeia, acusando-o de transportar um artefacto explosivo na greve de 14 de Novembro de 2012. O jovem vallekano negou desde o início a posse de substâncias explosivas e afirmou ter sido ameaçado pela Polícia se não identificasse elementos dos Bukaneros. Esta condenação vem juntar-se ao ano de prisão a que foi condenado há um mês, por alegada «resistência à autoridade» em Junho de 2012.

Durante o julgamento, o jovem disse que foram os polícias que, quando o detiveram, lhe mostraram um saco em que estavam as substâncias explosivas. Já a Polícia diz que o deteve quando ele tinha esse saco em sua posse - versão que o tribunal aceitou. No julgamento, Alfon disse ainda que a Polícia ameaçou acusá-lo de «posse de explosivos» se não identificasse fotos de membros dos Bukaneros [torcida do Rayo Vallecano] ou de «outros jovens antifascistas».

Após o julgamento, realizado a 25 de Novembro último, o advogado de Alfon, Erlantz Ibarrondo, afirmou que a acusação «não tinha apresentado um único elemento objectivo que permitisse corroborar os factos de que Alfon era acusado», «apesar de a Polícia ter realizado três buscas domiciliárias». Ibarrondo sublinhou ainda o facto de os polícias terem entrado em contradição no julgamento - até quanto ao local onde fora efectuada a detenção do jovem. / Ver: lahaine.org