sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Concentração em Barakaldo denuncia populismo e racismo em torno dos apoios sociais

Cerca de meia centena de pessoas participou ontem, 22, numa concentração frente ao espaço que a plataforma «Ayudas + Justas» recentemente abriu em Barakaldo (Bizkaia). A abertura do espaço fez soar o alarme entre as forças progressistas da localidade de Ezkerraldea, tendo em conta que a plataforma referida é «patrocinada pelo PP», defende o endurecimento das condições de acesso aos apoios sociais e recorre a «argumentos racistas e xenófobos».

No decorrer da mobilização, convocada pela plataforma contra a exclusão social Berri-Otxoak, fez-se a defesa de apoios sociais realmente mais justos, ao contrário daqueles que a plataforma de direita propugna. Acusou-se esta organização de recorrer ao populismo, a um discurso «racista e xenófobo» contra a população migrante e de aludir a uma «suposta fraude elevada» nos apoios sociais - que os dados do Lanbide-Serviço Basco de Emprego desmentem (a fraude ronda os 0,3%).

Era intenção da Berri-Otxoak deixar uns quantos envelopes no escritório da «Ayudas + Justas», em alusão aos casos de corrupção do PP, mas tal não foi possível, uma vez que o espaço esteve vazio e encerrado.

Por apoios mais justos, contra o populismo do PP [Tele7Radio7]Mais informação: Berri-Otxoak e Herrikolore

Leituras: «Reafirmamos la necesidad de necesidad de activar la presión social sobre la vivienda vacia», de Elkartzen (boltxe.info)
Desde Elkartzen seguimos denunciando la grave exclusión social de acceso a la vivienda que padecemos gran parte de la sociedad, en especial quienes sufrimos la precariedad laboral (jóvenes, mujeres, personas migrantes). De hecho la vivienda se ha convertido en uno de los factores más destacables de empobrecimiento de las personas que viven y trabajan en nuestro pueblo.

«LAB sigue creciendo frente a la debacle de UGT y CCOO», de LAB Sindikatua (lab.eus)
Afortunadamente cada vez más trabajadores y trabajadoras tienen claro que es la hora de romper con el clientelismo y entreguismo sindical. Cada vez más trabajadores y trabajadoras se están sumando al sindicato de clase que abandera el cambio en los centros de trabajo de Navarra.