sábado, 31 de janeiro de 2015

Centenas manifestaram-se em Baiona pela resolução e contra a repressão

Cerca de 600 pessoas manifestaram-se esta tarde nas ruas de Baiona em protesto contra as detenções de quatro jovens bascos no passado dia 27 e exigiram aos estados francês e espanhol que abandonem a repressão.

A mobilização, convocada pelo EH Bai, a Aitzina e o colectivo Lurra eta Etxebizitza, partiu às 16h30 da San Andres Plaza, pese embora o mau tempo que hoje se fez sentir na capital de Lapurdi, e decorreu sob o lema «Euskal Gazteria aitzina. Konponbidea orain».

No acto final, junto à Câmara Municipal, denunciou-se «a actuação mais uma vez excessiva e despropositada do Estado francês», considerando-se que as detenções ocorridas na semana passada não são mais que uma «montagem policial e jurídica», que teve por objectivo «criminalizar a juventude» (com o alarido mediático, pois os quatro jovens detidos já foram postos em liberdade) e «silenciar a sua mensagem». Em seu entender, a repressão em nada contribui para a resolução do conflito, algo em que nenhum dos estados parece estar interessado, dada a ausência de passos positivos.

Os quatro jovens bascos foram detidos pela Polícia francesa na terça-feira, 27, em Baiona, Itsasu (Lapurdi) e Arrosa (Nafarroa Beherea), por alegada relação com uma acção contra a especulação imobiliária. As detenções foram decretadas pela secção antiterrorista da Procuradoria de Paris. Todos os jovens se encontram em liberdade, um deles sujeito a medidas cautelares. / Ver: kazeta.info e Berria