terça-feira, 8 de setembro de 2015

Centenas homenagearam em Sakana vítimas do levantamento fascista

Por iniciativa da Câmara Municipal de Etxarri Aranatz e da Associação de Familiares de Fuzilados de Sakana (Nafarroa), realizou-se este domingo, 6, na Serra de Urbasa, a habitual homenagem aos fuzilados na Guerra de 1936.

A homenagem decorreu, primeiro, junto à gruta do Raso e, pelas 12h30, em Otsoportillo, onde existe uma fenda para qual, estima-se, mais de 200 opositores aos fascistas foram atirados, alguns dos quais com vida. No local, símbolo dos horrores do fascismo, existe uma escultura de José Ramón Anda, que foi vandalizada por diversas vezes.

O Município de Etxarri fez questão de homenagear os cinco habitantes da localidade fuzilados a 6 de Setembro de 1936, todos eles membros da junta local da UGT, e é sua intenção realizar, para além desta homenagem anual no primeiro domingo de Setembro, «um exercício de memória histórica». Para já, está agendada uma jornada sobre o processo de exumação destes habitantes, em Abril último, bem como um concerto de El Drogas, que foi vocalista dos Barricada. / Ver: SareAntifaxista e guaixe.eus

Homenagem aos fuzilados em 1936 em Otsoportillo Ver: ahotsa.info