sábado, 12 de setembro de 2015

Grande apoio a 19 arguidos no processo do Kukutza

Centenas de pessoas participaram, hoje, numa manifestação em Bilbo para apoiar 19 pessoas cujo julgamento está marcado para segunda e quarta-feira da semana que vem. São acusadas de «desordens públicas» no dia da violenta demolição do Kukutza III Gaztetxea, em Setembro de 2011. Em Donostia, também se realizou uma grande manifestação em defesa do Kortxoenea, centro juvenil ocupado e autogerido, com ampla oferta cultural no bairro de Gros e que a Câmara Municipal quer demolir.

A manifestação de apoio aos solidários com o Kukutza, que contava com a adesão dos grupos municipais do EH Bildu, UdalBerri e Gozen Bilbao, decorreu em ambiente de festa e tendo na música dos Zea Mays um dos elementos centrais.

Durante a marcha, que seguiu atrás de uma faixa em que se lia «Kukutza defendatzeagatik, zigorrik ez» [não às punições por defender o Kukutza], os organizadores lembraram que na semana que vem tem início o quarto julgamento relacionado com o violento despejo e demolição do Kukutza, no bairro bilbaíno de Errekalde, há quatro anos.

O Ministério Público pede para os 19 acusados de «desordens públicas» penas entre os 18 e os 30 meses de cadeia, e ainda oito meses de prisão para dois que acusa de «resistência». O Grupo Solidário com o Kukutza agendou concentrações para os dias do julgamento, às 9h15, frente ao tribunal. / Ver: naiz e aseh