sábado, 12 de setembro de 2015

Morreu em Baiona o refugiado leioztarra Andoni Hernández Ibarluzea

Faleceu esta manhã, na capital do Norte, o refugiado político basco de Leioa (Bizkaia) Andoni Hernández Ibarluzea, que há vários anos lutava contra um cancro. Andoni vivia em Ipar Euskal Herria, mas em Maio de 2014 já tinha regressado à sua terra, na sequência da decisão tomada pelo Colectivo de Refugiados Políticos Bascos.

Depois de 26 anos de exílio, o ano passado Andoni Ibarluzea esteve em Leioa com a sua companheira de sempre, a também refugiada Pili Artze Abascal, para assim poder voltar a abraçar e beijar familiares, amigos e conterrâneos.

Andoni fugiu de Euskal Herria com a sua companheira em 1987. Primeiro, viveram no Estado francês, mas depois seguiram para o Uruguai, onde viriam a ser sequestrados e torturados pela Polícia espanhola. De regresso ao Estado francês, foram detidos novamente e, em 1995, viram os seus movimentos restringidos a uma região que ficava a 500 quilómetros de Euskal Herria. Para romper com esta dinâmica de restrição dos movimentos dos refugiados políticos bascos e reivindicar o seu direito a viver no País Basco, ambos participaram na conhecida acção de enclausuramento na catedral de Baiona. Em 1998, foram novamente detidos e «confinados» numa outra região do Estado francês, correndo o risco de extradição.

O Sortu de Leioa anunciou que nos próximos dias haverá uma homenagem a Ibarluzea. / Ver: hiruka.eus, naiz e Berria