terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tribunal de Paris decreta liquidação da Radio Pays e Txalaparta deixa de emitir

O tribunal decretou a liquidação da Radio Pays (Paris) e, como consequência, as emissões da Txalaparta Irratia deixam de estar no ar.

A Txalaparta Irratia, enquadrada na Radio Pays, nasceu há décadas com o compromisso de transmitir aos bascos da zona de Paris informação sobre a actualidade política, social e cultural de Euskal Herria. Uma das suas particularidades era a de facultar aos familiares dos presos políticos bascos encarcerados nas cadeias da região parisiense a possibilidade de lhes enviar mensagens.

A Txalaparta Irratia atravessava os muros das cadeias nos arredores de Paris e fazia chegar aos presos bascos as vozes de Euskal Herria, sendo uma excelente ferramenta para combater o isolamento a que o Estado francês submete os presos.

Numa nota, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão expressa toda a sua solidariedade à Txalaparta Irratia e à Radio Pays, convicto de que «construirão novos caminhos para prosseguir com a importante tarefa que desempenham».

Em baixo, as ligações para a entrevista (em castelhano) que a Radio Pays fez ao Movimento pró-Amnistia e que foi transmitida durante a Aste Nagusia de Bilbo. / Ver: lahaine.org

Entrevista ao Movimento pró-Amnistia: I / II / III

[Sobre o que hoje se passou em Baigorri (Nafarroa Beherea, EH), as notícias que lemos tinham muito Ministério. Así que mañana Euskal Herria, e já lidamos com o assunto, de forma mais detida, com menos merda.]