terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A gasteiztarra Ainhoa Villaverde foi libertada

Ainhoa Villaverde fez parte de um grupo de 28 jovens independentistas julgados na AN espanhola, no Outono de 2014, por alegada pertença à Segi. Condenada a seis anos de prisão, recentemente viu o Supremo Tribunal reduzir-lhe a pena para dois anos, tal como ao navarro Ibon Esteban (que continua na cadeia e deve ser libertado em breve).

Acusados de pertencer à organização juvenil, independentista e revolucionária basca Segi, sete dos 28 jovens (cinco de Gasteiz, um de Bilbo e outro de Iruñea) foram condenados pela AN espanhola a seis anos de cadeia e estavam a cumprir pena desde Maio. Cinco foram libertados no dia 4 de Novembro por ordem do Supremo Tribunal espanhol, que decretou que Villaverde e Esteban cumprissem dois anos de cadeia.

Presa e torturada em Dezembro de 2010, Villaverde recebeu ordem de prisão e já tinha passado cerca de um ano e meio em prisão preventiva. Ontem, saiu da cadeia de Leão. / Ver: topatu.eus

JUAN MARI MENDIZABAL LIBERTADO
O preso político basco foi condenado no âmbito do processo 18/98 e cumpriu na íntegra a pena. No domingo passado deixou para trás a cadeia de Burgos, tendo sido recebido logo ao início da tarde em Elgoibar (Gipuzkoa).

Em 2009, Mendizabal, que se encontrava em liberdade condicional, recebeu ordem de prisão e foi detido pela Guarda Civil juntamente com Juan Pablo Diéguez, Jabier Salutregi, Iñaki Zapiain, Elena Beloki, José Luis Elkoro, Inma Berriozabal e Xabier Otero. / Ver: Berria e agências