quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cordões humanos pelo fim da política de dispersão

Ao meio-dia, realizaram-se iniciativas nas capitais de Araba e Nafarroa; para as 18h30 estava agendada uma outra na capital de Lapurdi. A Etxerat sublinhou que o fim da dispersão dos presos políticos bascos é também uma responsabilidade dos partidos políticos.

Em Gasteiz, o cordão começou na Ajuria Enea (residência oficial do lehendakari) e terminou no Parlamento; em Iruñea, o cordão formou-se frente ao Parlamento; em Baiona, a acção terá lugar frente à Câmara Municipal, sob o lema «Dispertsioa STOP».

Patricia Vélez, porta-voz da Etxerat, afirmou que o fim da dispersão é também uma responsabilidade dos partidos. Participando na iniciativa que teve lugar em Gasteiz, lembrou as «graves consequências» desta política e reafirmou que «está nas mãos dos partidos pôr fim à dispersão».

Os cordões foram organizados pela associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, que também entregou relatórios sobre esta política nos parlamentos de Nafarroa (ontem) e de Gasteiz (hoje). / Ver: Berria e ekinklik.org