domingo, 20 de dezembro de 2015

Eleições para o Congresso espanhol no País Basco Sul: Podemos é a força mais votada

Diz o naiz que, contra todos os prognósticos, o Podemos foi a força mais votada em Hego Euskal Herria. Obteve sete dos 23 deputados em jogo, mais um que o PNV. O EH Bildu sofreu um severo revés nesta contenda, ao perder cinco deputados (ficou com dois). O PSOE obtém quatro deputados, assim como a dupla UPN-PP. O Geroa Bai e o Ciudadanos não elegeram qualquer representante no Congresso espanhol.

O Podemos foi a força mais votada no conjunto do País Basco Sul - obteve 397 mil votos e elegeu sete deputados, mais um que o PNV (301 mil votos). O Podemos foi a força mais votada em Gipuzkoa e Araba, e a segunda mais votada na Bizkaia e em Nafarroa. Os jeltzales continuam a ser a primeira força na Bizkaia, são a segunda em Gipuzkoa e a terceira em Araba.

O EH Bildu sofre uma queda acentuada: perde cinco dos sete deputados que tinha a coligação Amaiur, ficando com apenas dois (Onintza Enbeita e Marian Beitialarrangoitia), eleitos pela Bizkaia e por Gipuzkoa. Com 218 mil votos, passa de primeira a terceira força em Gipuzkoa (comparação com os resultados de há quatro anos); são a quinta força em Araba e a quarta na Bizkaia e em Nafarroa. No País Basco Sul no seu conjunto, passa a ser a quarta força mais votada.

A aliança UPN-PP (terceira força mais votada em Hego Euskal Herria, com 243 mil votos) obtém quatro deputados, menos um que há quatro anos. O PSOE, com 216 mil votos, também elege quatro deputados – menos um que em 2011 – e é a quinta força nos quatro territórios.

O Geroa Bai (30 mil votos) perde o representante que tinha no Congresso espanhol; o Ciudadanos (74 mil votos) também não elege nenhum deputado, tal como a IU-UPeC (50 mil votos). / Ver: naiz / Ver também: Berria