segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Localizados os restos mortais de 4 fuzilados em Ibero

Desde sábado, 5, uma equipa dirigida por paleontólogos da Sociedade de Ciências Aranzadi está a proceder a trabalhos de exumação de restos de cidadãos navarros assassinados na sequência do golpe de 1936. A realização dos trabalhos é possível graças às ajudas que o Governo de Nafarroa dispôs, depois de reuniões com a Aranzadi, a Associação de Familiares de Fuzilados de Navarra (AFFNA-36), a Coordenadora Navarra de Terras pela Memória «Amapola del Camino», representantes do município de Oltza Zendea e os próprios familiares.

No local que está a ser escavado já foram exumados, em 1978, os corpos de 21 pessoas. Agora foram descobertos mais quatro corpos, em covas individuais, e não se descarta a hipótese de se encontrar mais restos mortais.

O Governo de Nafarroa tinha fixado como uma das prioridades em matéria de memória histórica dar resposta às reclamações de verdade, justiça e reparação por parte dos familiares das vítimas da repressão de 1936. Ao mesmo tempo, o Governo navarro reconhece o trabalho levado a cabo pelas famílias e pelas associações de memória histórica, que permite que esta tarefa seja realizada. / Ver: Sanduzelai Leningrado