segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cerca de 2000 manifestam-se contra o Metro em Donostia, «porque não é necessário»

Mais de 2000 pessoas manifestaram-se este sábado, 12, em Donostia para exigir a paralisação do projecto do Metro. A mobilização, a que presidiu o lema «Beharrezkoa ez delako: Metroari ez» [Porque não é necessário: não ao Metro], foi convocada pela assembleia de moradores e associações donostiarras Satorralaia, que reclama um processo participativo de debate e decisão sobre o modelo de cidade e a melhor solução de transporte público para Donostialdea.

Manifestantes de todas as idades percorreram as ruas da capital guipuscoana exibindo cartazes em que se questionava o projecto do Metro para a cidade, acompanhados de perto por um vagão do «Gasco-Metro», tripulado por alguém mascarado como Gasco (PSE) e conduzido pelo presidente da Câmara, Eneko Goia (PNV), que são os grandes defensores desta infra-estrutura.

No final, no Boulevard, dois porta-vozes da Satorralaia dirigiram-se aos participantes para agradecer o seu envolvimento na mobilização e denunciar a obscurantismo que tem marcado o desenvolvimento do projecto do Metro. Por último, pediram às pessoas que estejam atentas às actividades informativas e de mobilização que a Satorralaia continuará a levar a cabo: para parar este projecto controverso e fomentar a participação e o debate em torno das alternativas de transporte público. / Ver: lahaine.org

Ver tb.: «El proyecto de la Pasante del Metro en Donostia: ¿Para qué?» (lahaine.org)