segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vereadores denunciam destruição de monumentos nos castelos navarros

No dia 6, vereadores de Untzue, Puiu, Tafalla, Garinoain, de Uharte-Iruñea e de várias localidades de Orbaibarra-Valdorba deram uma conferência de imprensa em Untzue (Nafarroa) para denunciar os ataques perpetrados contra os monumentos colocados pela plataforma Nafarroa Bizirik e por vários municípios para assinalar a localização de castelos e honrar quem resistiu à invasão castelhana. Primeiro, desapareceu o de Bermeo, Gaztelugatxe; depois o de Uharte-Iruñea (igualmente cortado); mais recentemente foi atacado o do Castelo de Gerga, em Untzue (com pintadas «Viva España» e cortado).

Na ocasião, os vereadores afirmaram que o monumento que assinalava o local do antigo Castelo de Gerga foi inaugurado a 6 de Outubro de 2012, por iniciativa da população local e da Nafarroa Bizirik (1512-2012), sendo seu principal objectivo recuperar a memória histórica de Nafarroa, honrar o povo navarro e evocar os acontecimentos que puseram fim à sua independência, em 1512, ou seja, a invasão castelhano-aragonesa. Este castelo, como muitos outros em Nafarroa, foi destruído depois de 1512.

Na terceira semana de Novembro, depois de já terem aparecido inscrições no monumento, este foi cortado e destruído. Contudo, referiram os promotores, «será inútil a pretensão de enterrar sob o pesado manto do silêncio o nosso passado e a sua memória». Podem «destruir monumentos uma e mil vezes», mas jamais aquilo que lhes subjaz, «a determinação de não esquecer, de recordar e honrar o nosso passado», disseram. / Ver: lahaine.org e ekinklik.org