quinta-feira, 19 de maio de 2016

A Etxerat denunciou terceiro acidente do ano provocado pela dispersão

Em Iruñea, Donostia e Gasteiz (no dia 16) e em Bilbo (no dia seguinte), realizaram-se concentrações para denunciar o último acidente provocado pela política de dispersão, no qual estiveram envolvidos dois habitantes de Algorta, no município biscainho de Getxo.

No sábado, 14, dois moradores de Algorta sofreram um acidente rodoviário nas imediações de Burgos, quando regressavam de uma visita ao preso Arkaitz Goikoetxea na prisão de Valdemoro (Madrid). É o terceiro acidente sofrido por familiares e amigos de presos políticos bascos este ano. No caso, não houve vítimas (embora um dos envolvidos tenha necessitado de assistência hospitalar no dia seguinte ao sinistro). A viatura ficou em muito mau estado.

Numa conferência de imprensa realizada ontem, em Bilbo, a Etxerat recordou que «este mês se cumpriram 27 anos desde a aplicação global e sistemática da política de dispersão ao colectivo de presos políticos bascos». Ou, dito de outra forma: «desde que o Governo do PSOE, com o apoio do PP e do PNV, entre outros, decidiu pressionar os presos políticos bascos castigando todo o seu meio afectivo e familiar». [Na foto: concentração em Iruñea.] / Ver: Resumen Latinoamericano e etxerat.eus