segunda-feira, 23 de maio de 2016

Contra o isolamento, Itziar Moreno e Ekhiñe Eizagirre iniciam greve de fome

Moreno foi punida com a medida de isolamento a 2 de Maio. O director da cadeia de Fresnes já lhe comunicou que será enviada para outra prisão, mas sem indicar uma data, nem em que condições. Entretanto, como o castigo se mantém, a presa política bilbaína e Ekhiñe Eizagirre decidiram entrar em greve de fome.

A outra presa basca no presídio de mulheres de Fresnes, Iratxe Sorzabal, começou a recusar algumas refeições, disse Muriel Lucantis, da Etxerat, que explicou que o protesto não é contra a mudança de cadeia, mas sim contra o facto de Itziar Moreno continuar a ser castigada.

Lucantis disse ainda que Eizagirre e Sorzabal não aceitam que Moreno seja enviada para outra cadeia sozinha [sem outros membros do colectivo]. Recorde-se que, no final de Abril, Moreno participou num protesto, com mais 40 presas comuns, para exigir melhorias nas condições de vida no presídio de Fresnes. Por isso foi punida.

Outros presos em luta
Em protesto contra a atitude da direcção da cadeia e solidários com Itziar Moreno, no dia 10 os presos Saul Curto López, Ugaitz Errazkin Tellena, Xabier Goienetxe Iragorri, Oier Ibarguren Sarasota e Enrique López Juno entraram em greve de fome, em Fresnes.

Na cadeia de Osny os presos políticos bascos estão «em luta» há vários dias; hoje, a Etxerat fez saber que os presos bascos no cárcere de Meaux, Kepa Arkauz e Oier Gomez, também vão fazer greve de fome, por turnos. Fora das cadeias, não tem faltado o apoio aos presos em luta. / Ver: kazeta.eus e Berria