quarta-feira, 25 de maio de 2016

Polícia espanhola prendeu quatro estudantes por protestos contra a LOMCE

Os jovens foram detidos esta manhã em várias localidades navarras. Depois de prestarem declarações, foram postos em liberdade, sendo acusados de participar nos protestos contra a chamada LOMCE nas mobilizações de 17 de Março último. Para as 19h30 foi marcada uma concentração de protesto na Praça Nabarreria, em Iruñea.
O movimento estudantil Ikasle Abertzaleak revelou que os quatros jovens foram presos em Etxarri Aranatz, Uharte Arakil, Burlata e Iruñea, e que eram acusados de participar nos protestos contra a LOMCE (lei orgânica para a melhoria da qualidade educativa).

O portal topatu.eus noticiou que os jovens foram levados para a esquadra de Chinchilla, em Iruñea, onde prestaram declarações. Foram depois libertados, sendo acusados de «desobediência e atentado à autoridade», no âmbito da greve estudantil de 17 de Março.

Nesse dia, mais de 15 mil estudantes mobilizaram-se em todo o País Basco contra o facto de os governos de Gasteiz e Iruñea estarem a aplicar a LOMCE, e reivindicaram um sistema educativo próprio.
Numa nota, o Ikasle Abertzaleak denunciou a estratégia repressiva que está a ser utilizada contra o movimento estudantil: «Recorreram mais uma vez ao medo como instrumento de repressão, para assim calarem e desactivarem os estudantes.» E acrescenta: querem «criminalizar a força, a determinação e alegria demonstradas pelo movimento estudantil nos últimos anos». / Ver: topatu.eus e ahotsa.info