terça-feira, 24 de maio de 2016

Marcha a Fresnes e concentrações marcam fim-de-semana solidário com presos em luta

Numa altura em que os presos políticos bascos em Fresnes cumprem 15 dias em greve de fome contra o castigo aplicado à sua compatriota e presa Itziar Moreno, o Sortu anunciou uma marcha até essa cadeia parisiense para o próximo sábado. É uma de muitas acções solidárias que têm tido e estão a ter lugar nestes dias no País Basco. E outras mais estão programadas, nomeadamente pelo Movimento pró-Amnistia.
A marcha, organizada pelo partido abertzale, partirá na sexta-feira das quatro capitais do Sul e das localidades guipuscoanas de Hernani, Orereta e Irun com destino à cadeia francesa onde sete presos estão em greve de fome. Nas cadeias de Osny e Meaux, os presos políticos bascos também estão a levar a cabo protestos para denunciar a situação que se vive em Fresnes.

Amaia Izko, porta-voz do Sortu, reiterou as críticas à política prisional do Governo francês e destacou as inúmeras iniciativas solidárias realizadas em Euskal Herria desde que a greve de fome teve início.

Por outro lado, a maioria dos sindicatos bascos – ELA, LAB, EHNE, ESK, Steilas e Hiru – promoveu hoje, ao meio-dia, a realização de uma concentração frente ao Consulado francês em Bilbo, sob o lema «Não ao isolamento, não à dispersão, os presos bascos para casa». Às 19h45 terá lugar uma outra, agendada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA).

Ainda em solidariedade com a luta levada a cabo pelos presos políticos bascos em Fresnes, o MpA marcou concentrações para o próximo sábado em Tolosa (12h00, Triângulo) e Donostia (18h30, Boulevard). / Ver: Berria e MpA