sábado, 28 de maio de 2016

Presa uma pessoa que fazia um mural contra a tortura em Atarrabia

O mural, com a inscrição «Aztnugal» [«Laguntza» - ajuda - ao contrário], tinha sido autorizado pela Câmara Municipal. A Polícia espanhola identificou várias pessoas que participavam na sua realização, entre elas Iñaki Villanueva, vereador do EH Bildu, e Pedro Gastearena, antigo presidente da Câmara. Agentes da Polícia de Intervenção acabaram por prender uma pessoa, que foi levada para a esquadra e foi já libertada, depois de se recusar a prestar declarações.

Apesar de estar autorizada pelo município navarro, a realização do mural foi controlada desde o início pela Polícia espanhola. Quando as cerca de 30 pessoas que participaram na iniciativa estavam a almoçar, apareceram no local dois furgões da Polícia de Intervenção e os agentes pediram a várias pessoas que se identificassem.

Depois, os polícias chegaram a pôr em risco a integridade física de uma das pessoas que faziam o mural, mexendo nos andaimes que estavam a ser usados, e ameaçaram fazer queixa do vereador Iñaki Villanueva, «por ameaças», quando este lhes disse que o assunto ia acabar na sessão de Câmara.

Viveram-se momentos de tensão e a Polícia acabou por prender um jovem, que levaram para a esquadra. Habitantes de Atarrabia deslocaram-se até ao local para exigir a sua libertação, que já ocorreu. / Ver: ahotsa.info [vídeo]