quinta-feira, 26 de maio de 2016

Jovens da Ernai que participaram num protesto em Dezembro estão a receber multas

A 30 de Dezembro último, mais de 400 jovens da Ernai - um por cada preso - acorrentaram-se a diversos pontos das quatro capitais do Sul. Hoje, representantes da organização juvenil revelaram que alguns participantes na iniciativa começaram a receber multas. Também sublinharam que a solidariedade com os presos não vai parar.

Numa conferência de imprensa que hoje deram em Donostia, membros da Ernai recordaram que, a 30 de Dezembro, 410 jovens se acorrentaram à Ponte do Arriaga, em Bilbo; ao gradeamento do Parlamento de Gasteiz; ao Passeio da Kontxa, em Donostia; e às instalações da Delegação do Governo espanhol em Iruñea. A iniciativa visou reclamar o regresso a casa dos presos e dos refugiados políticos bascos.

Agora, alguns dos participantes estão a receber multas e um deles foi julgado há cerca de um mês, denunciou a Ernai, reiterando os objectivos que presidiram à acção e recordando vários aspectos da grave situação que os presos enfrentam: isolamento, presos doentes, dispersão.

Afirmando a necessidade de «acabar com esta política prisional de vingança», os membros da Ernai referiram-se ainda aos refugiados - muitos dos quais não puderam regressar a Euskal Herria -, bem como à greve de fome que os presos bascos na cadeia de Fresnes (Paris) estão a realizar contra a medida de isolamento imposta a Itziar Moreno. / Ver: Berria, topatu.eus e lahaine.org

PRESOS BASCOS EM ÎLE DE RÉ TAMBÉM EM LUTA
Desde que a Itziar Moreno foi castigada, a 2 de Maio, por participar num protesto, com a duração de cerca de dez minutos, com 40 presas comuns, no final de Abril, pela melhoria de condições de vida na cadeia de Fresnes, têm-se sucedido as iniciativas solidárias, dentro e fora das cadeias. Os seus camaradas - homens - no mesmo presídio estão em greve de fome há 17 dias.

Nas cadeias de Osny e Meaux, os presos políticos bascos também estão a levar a cabo protestos. A estes juntam-se agora os que estão na prisão de Île de Ré - Jakes Esnal, Jon Rubenach, Ander Mujika, Fermin Martinez e Zigor Merodio -, que anunciaram a realização de jejuns todas as sextas-feiras, bem como o envio de cartas, todas as semanas, à direcção da cadeia de Fresnes. / Ver: Berria