domingo, 22 de janeiro de 2017

Congresso do Sortu: «refundação, revolução, renovação, relançamento, reset...»

Sobre o congresso da «refundação» do partido da linha oficial da esquerda abertzale, que ontem decorreu no Palácio Euskalduna, em Bilbo, lê-se no llibertat.cat: «refundação, revolução, renovação, relançamento... O "reset" no Sortu é um facto confirmado no congresso de ontem em Bilbo, de onde saem a proposta Zohardia, com vista a reforçar a sua aposta política; uns modos diferentes de fazer, muito mais participativos e horizontais; e uma direcção nacional em que apenas surgem quatro nomes repetidos, com uma média de idades inferior a 40 anos (39,6)».

Na «refundação» do Sortu foi eleita uma nova direcção nacional. Arnaldo Otegi é o secretário-geral, cargo que lhe estava reservado de forma simbólica quando se encontrava preso. Numa primeira fase já tinham sido eleitos 14 membros do Conselho Nacional; agora foram escolhidos mais 15.

A proposta Zohardia, aprovada quase por unanimidade em Novembro, foi ontem reforçada com a aprovação da resolução «Euskal Errepublika sortu».

No congresso participaram mais de 750 pessoas, estiveram presentes 40 delegações internacionais, bem como convidados bascos. / Ver: llibertat.cat