terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Já é conhecido o percurso da 20.ª Korrika

A Korrika é uma corrida a favor do euskara que percorre todo o País Basco, organizada pela Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização (AEK, na sigla basca). A corrida tem por objectivo promover a consciencialização relativamente ao euskara e juntar fundos para que seja possível levar a cabo o trabalho diário nos centros de aprendizagem de euskara da coordenadora.

Desde a primeira edição, que se realizou em 1980 entre Oñati (Gipuzkoa) e Bilbo, a Korrika tornou-se um dos eventos mais importantes em prol do euskara, pelo número de pessoas que consegue reunir. Já se realizaram 19 edições nos últimos 37 anos, e, no dia 30 de Março de 2017, uma nova edição partirá de Otxandio, percorrendo mais de 2500 quilómetros ao longo de 11 dias, sem nunca parar e com a participação de centenas de milhares de pessoas de todas as idades e condições, antes de chegar a Iruñea, no dia 9 de Abril.

Durante a corrida, os participantes levam um testemunho que passam de mão em mão a cada quilómetro. Dentro do testemunho vai uma mensagem, que será lida no final da corrida, e que, como tal, só se torna pública no último momento. O lema desta edição é «Batzuk». Ontem, a organização deu a conhecer o percurso da corrida. / Ver: korrika.org [com localidade, dia e hora] e Berria