terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Trabalhadores das ambulâncias da Bizkaia anunciam greve por tempo indeterminado

Delegados dos sindicatos que representam os trabalhadores da Rede de Transporte Sanitário de Urgência (RTSU) do 112 SOS Deiak e Emergencias Osakidetza na Bizkaia anunciaram, ontem, em Bilbo que os trabalhadores das ambulâncias iniciam uma greve por tempo indeterminado a 6 de Fevereiro.

Representantes de LAB, ELA, ESK e LSB-USO explicaram, ontem, as razões que levam os trabalhadores a fazer greve, depois de já se terem mobilizado contra o incumprimento das empresas Larrialdiak e Eulen, às quais o Governo de Gasteiz concessionou a exploração do serviço.

Os delegados sindicais denunciaram que os trabalhadores «estão a prestar serviços com meios precários e materiais que provocam lesões crónicas», bem como as alterações aos seus horários de trabalho e a não contratação de pessoal para cobrir as baixas e as férias.

Afirmaram ainda que há trabalhadores a fazer turnos duplos e trabalhar até 48 horas sem descanso, recordaram que as concessionárias devem uma verba avultada aos trabalhadores e salientaram o modo como são tratados os funcionários com vínculos precários: pagam-lhes apenas 60% do salário por centenas de horas extra gratuitas e sob ameaça de não renovação.

Para os delegados sindicais, o Governo de Gasteiz está perfeitamente a par da situação, mas prefere olhar para o lado: o Departamento da Saúde fez duas inspecções, em Novembro de 2015 e em Julho de 2016, e tem «conhecimento extra-oficial» de que os seus resultados foram negativos, mas «não aconteceu absolutamente nada», sublinharam. / Ver: agências e LAB