sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Trabalhadores da BSH alcançam vitória após duas semanas de greve

Reunidos em plenário, os trabalhadores da BSH Ezkirotz (Galar, Nafarroa) aprovaram ontem o acordo alcançado entre o LAB e a administração da empresa, que reconhece justeza à luta dos trabalhadores.

Os trabalhadores estavam em greve por tempo indeterminado desde o dia 9, convocada pelo sindicato LAB, depois de a empresa ter dado o dito por não dito. A adesão foi quase total.

Depois do encerramento da fábrica de Villatuerta, 95 trabalhadores foram transferidos para as instalações de Ezkirotz, também em Nafarroa, com a promessa de terem as mesmas condições laborais que os seus colegas no novo local de trabalho, o que representava uma aumento salarial de 2000 euros anuais. Mas depois a administração da empresa torceu o bico ao prego.

Os trabalhadores exigiram a aplicação das respectivas categorias profissionais e o pagamento dos salários correspondentes. À luta dos 95 que tinham sido transferidos juntou-se a dos seus colegas em Ezkirotz, que estavam a negociar o acordo de empresa. / Ver: ahotsa.info e LAB