quarta-feira, 12 de setembro de 2018

150 pessoas denunciaram morte de operário de Barakaldo num acidente de trabalho

Cerca de 150 pessoas concentraram-se esta segunda-feira na Praça Bide Onera, em Barakaldo (Ezkerraldea, Bizkaia), para protestar pela morte, dia 7, numa fábrica de Trapagaran (Bizkaia) de um trabalhador barakaldarra de 37 anos. A mobilização decorreu em silêncio sob o lema «La precariedad laboral mata. Lan Istripurik Ez!» [A precariedade laboral mata. Não aos acidentes de trabalho!].

A concentração, convocada por organizações sociais e sindicatos, visou denunciar «que a subcontratação, a precariedade, a falta de medidas na prevenção ou falta de investimento em medidas de segurança são responsáveis pelas mortes nos postos de trabalho».

Em nome dos organizadores, o dirigente sindical do ELA Aitor Garriga lembrou que, este ano, já morreram 45 trabalhadores [em Euskal Herria] em acidentes de trabalho, tendo afirmado que em muitas das indústrias não há «condições dignas para trabalhar».

A este respeito, alertou que «há responsáveis» pela situação e que entre eles estão as autoridades públicas. «A precariedade mata e a precariedade pode ser travada», frisou. / Ver: Barakaldo Digital / Mais info: herrikolore.org