domingo, 2 de setembro de 2018

Exigência de desmilitarização e ambiente de festa marcam Ospa Eguna

A reivindicação da saída das forças de repressão e de ocupação do território basco foi a tónica dominante do Ospa Eguna [Dia do Baza] deste ano em Altsasu (Nafarroa).

A jornada, que ontem se celebrou, ficou também marcada pelo bom tempo, a diversão e a tranquilidade – até porque, ao contrário de anos anteriores, os pikolos praticamente não se viram; apenas uma ou outra patrulha, ao longe. No Ospa Eguna de 2018, Altsasu não foi a «terra militarizada e ocupada» que alguns previam.

Sem provocações da Guarda Civil, o dia decorreu em ambiente de festa, com muitas actividades e um almoço popular em que participaram cerca de 400 pessoas. Já a kalejira [desfile] pelo centro da terra contou com a participação de 3000 pessoas.

No final, foi lido um comunicado em nome da organização, em que se afirmou que «não se pode acabar com a repressão se não se começar a fazer o caminho para acabar com [este] sistema». E deixaram claro: «nesta terra não aceitaremos a Guarda Civil, a Ertzaintza, a Polícia Foral, a Gendarmerie ou Polícia Nacional [espanhola] porque são inimigos do Povo Trabalhador Basco».

A jornada reivindicativa terminou com música no gaztetxe da localidade.

Jornada contra a repressão e pela desmilitarização (ahotsa.info) Ver: lahaine.org / Fotos: ekinklik.org