sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aitor Fernandez e Aingeru Cardaño não acatam ordem de prisão

Há alguns meses, a AN espanhola condenou os jovens bilbaínos Aitor Fernandez e Aingeru Cardaño a três anos de cadeia. Anteontem, 19, ambos informaram, numa conferência de imprensa na capital biscainha, que não acatam a decisão judicial e que empreendem a via da desobediência. A sentença baseia-se em depoimentos efectuados à Ertzaintza enquanto se encontravam incomunicáveis.

Em Junho de 2003, ambos foram detidos pela Ertzaintza, com mais quatro jovens, e, segundo denunciaram, sofreram inúmeras ameaças e maus-tratos desde o primeiro momento: «Socos, asfixia, acosso sexual, insultos, gritos, luz acesa e música alta 24 horas por dia… É impossível imaginar aquilo que passámos nas mãos da Ertzaintza durante quatro dias», disseram.

Dos seis jovens, três foram condenados a oito anos de cadeia. Cumprida a pena, Cardaño e Fernandez vêem-se confrontados com uma «perseguição policial interminável». «Com base em depoimentos realizados sob tortura», Fernandez e Cardaño voltaram a ser julgados e condenados pelo tribunal de excepção espanhol, acusados de terem participado em incidentes ocorridos em 2001.

Depois de terem sofrido a repressão, «o Estado continua a tê-los na mira», numa atitude que enquadram «numa política de vingança». Por isso, decidiram não acatar a decisão judicial e desobedecer, sabendo que podem ser presos a qualquer momento. / Ver: topatu.info e argia