segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Uma brigada da Askapena está na Argentina

Já está a funcionar em pleno a brigada que a Askapena enviou à Argentina e ao Uruguai. Os primeiros dias, em Buenos Aires, foram intensos, com os militantes bascos a participarem em acções de luta dos trabalhadores. Por exemplo, logo no primeiro dia, participaram numa mobilização contra a precariedade laboral promovida pela ATE (Asociación de Trabajadores del Estado).

Também já estiveram num centro de detenção, tortura e extermínio usado pela Força Aérea no tempo da ditadura, conhecido como Virrey Cevallos. Em 2003, um grupo de pessoas deu início a uma campanha pela expropriação do edifício e a sua recuperação como local de «memória histórica», o que foi decretado em 2004.

Convidados pela associação Euskaltzaleak, assistiram ao filme Lasa eta Zabala, no âmbito de um ciclo de cinema basco. Depois do filme, os brigadistas falaram sobre a situação de Euskal Herria, tendo abordado questões como a opressão dos estados francês e espanhol ou os julgamentos políticos. Em breve, os activistas bascos enviarão uma crónica sobre tudo isto; entretanto, pode-se ir acompanhado as suas actividades, de forma sucinta, em @argenturu15. / Ver: askapena.org