terça-feira, 18 de agosto de 2015

Trabalhadores da Pamplonica vencem intransigência patronal após 3 meses de greve

Os trabalhadores da fábrica da Pamplonica em Beriain (Nafarroa), especializada em conservas de carne e charcutaria, firmaram ontem, 17, um acordo com a administração da empresa que consagra a recuperação dos seus salários por inteiro. Os trabalhadores estavam em greve desde 14 de Maio, e a sua união e organização foram fundamentais para esta vitória sobre a intransigência do patronato, sublinha o sindicato ELA.

No início da greve, os trabalhadores afirmaram: «entre Junho de 2012 e Dezembro de 2014, sofremos um corte salarial de 20% e a administração não tem intenção de repor a situação anterior». «Como se isso não bastasse, as negociações sobre o acordo colectivo estão bloqueadas» e «as condições de trabalho pioraram», referiu o ahotsa.info citando a Euskalerria irratia.

Com o acordo agora firmado, os trabalhadores alcançam os seus objectivos fundamentais: a reposição, desde Janeiro deste ano, dos 20% que tinham sido tirados aos seus salários; o pagamento dos salários em dívida relativos ao mês de Abril; e a aceitação, por parte da administração, do acordo de empresa de 2012. / Ver: ahotsa.info e aseh