quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Grande apoio aos jovens que defenderam o Kukutza

Muitas dezenas de pessoas participaram ontem, 26, na concentração realizada frente à Câmara Municipal de Bilbo para apoiar os jovens que a justiça quer punir por terem defendido o Kukutza III Gaztetxea no dia da sua demolição, há quase quatro anos. A mobilização foi convocada pelo Grupo Solidário com o Kukutza e integra-se na campanha «Kukutza defendatzeagatik zigorrik ez» [Não às punições por defender o Kukutza], anunciada em Julho e que termina a 12 de Setembro.

Julgamentos
Dezanove pessoas que foram detidas no dia da demolição do emblemático projecto de autogestão juvenil bilbaíno serão julgadas em meados de Setembro. Acusadas de «desordens públicas», podem apanhar penas que oscilam entre os 18 e os 30 meses de cadeia. Para duas delas, acusadas de resistência, o Ministério Público (MP) pede mais oito meses de prisão.

Estas 19 pessoas não são as únicas julgadas no contexto do despejo e da demolição do Kukutza, no bairro de Errekalde. Há alguns meses foram julgadas outras 23, acusadas de usurpação. Então, 22 foram absolvidas, mas uma foi condenada a três anos de cadeia, por «atentado». Entretanto, o Ministério Público recorreu das absolvições.

12 de Setembro
O Kukutzarekin Elkartasun Taldea criticou o recurso do MP, bem como a «falta de sentido» do julgamento, que tem lugar poucos dias antes do quarto aniversário do violento despejo e derrube do Kukutza III, e fez um apelo à mobilização popular. / Ver: topatu.info