quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tantas fotos mundo afora contra a criminosa dispersão

A Etxerat, associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, lançou uma iniciativa para que a criminosa política de dispersão continue a ser lembrada e denunciada ao longo deste Verão: está a compor um álbum fotográfico com as imagens que as pessoas têm enviado dos mais variados locais do mundo, sempre com a bandeirola que exige que os presos políticos regressem a casa.

As fotos têm de ser enviadas até 25 deste mês para a conta de Instagram que a Etxerat abriu, acompanhadas do texto #DispertsioaSTOP ou #STOPdispersion. Entre as mais votadas, a Etxerat irá sortear um candeeiro e um saco da associação.

A iniciativa tem como propósito mostrar que os familiares dos presos não são esquecidos nesta época do ano [tão dada a levezas, atontamentos, afrouxamentos de vária natureza] e denunciar a política de dispersão, cujas consequências criminosas, passadas e presentes, são bem conhecidas. «Se a dispersão não nos dá descanso, nós também não a deixamos descansar», afirma-se no portal da Etxerat. / Ver: argia