domingo, 26 de julho de 2015

200 pessoas responderam, em Donostia, à imposição da «España Generosa»

Cerca de 200 pessoas juntaram-se ontem, 25, em Donostia, para fazer frente ao grupo España Generosa e à sua intenção de abrir uma bandeira espanhola com 50 metros de comprimento na Praça Cervantes. A resposta da esquerda independentista basca impediu que a provocação espanholista levasse a sua avante.

Os provocadores espanholistas da España Generosa, associação que defende a imposição da bandeira espanhola aos municípios bascos e catalães, anunciaram, no âmbito da campanha por eles designada «500 km de bandera», que iriam até Donostia abrir uma bandeira espanhola com 50 metros de comprimento.
O acto convocado pela associação espanholista teve como resposta uma concentração a favor da autodeterminação e da independência de Euskal Herria, em que participaram cerca 200 pessoas, muitas das quais exibindo ikurriñas e gritando palavras de ordem a favor da independência ou pedindo aos forasteiros que se fossem embora.
Um forte dispositivo da Ertzaintza separou os abertzales dos cinco espanholistas, que nem abriram a bandeira, nem leram o manifesto em defesa do cumprimento da lei das bandeiras «em toda a geografia espanhola». A Ertzaintza acabou por levá-los dali nas suas viaturas, para evitar males maiores.

Imagens da concentração contra a imposiçãoVer: @larbelaitz, agências e SareAntifaxista [Nada se lê em certa imprensa «borrada» basca, ultimamente muito dada a noticiar desporto, dramas, casos, escândalos e «coisas para fazer o leitor feliz».]