sábado, 18 de julho de 2015

Centenas manifestaram-se em Donibane Garazi contra operação repressiva de Ortzaize

Cerca de 2000 pessoas manifestaram-se esta tarde, sob o lema «Errepresiorik ez! Konponbidea orain!» [Não à repressão! Resolução agora!], para repudiar a violência da Polícia francesa e apoiar os detidos entre os dias 7 e 9 na localidade baixo-navarra de Ortzaize. Graxi Etxebehere, uma das detidas, esteve hoje nas ruas de Donibane Garazi.

Etxebehere foi presa dia 9 por ter dado guarida a Iñaki Reta e Xabier Goienetxea, alegados etakides detidos dois dias antes na casa de Terexa Lekunberri e Jeff Mateo, também em Ortzaize (Nafarroa Beherea). Na madrugada desse dia, a população juntou-se para repudiar as detenções, e a Polícia francesa carregou de forma bastante violenta, ferindo várias pessoas, entre as quais Jojo Bidart, jornalista da Euskal Irratiak.

Presentes a um juiz na capital da França, Etxebehere, Mateo e Lekunberri foram libertados com medidas restritivas. Os últimos dois não puderam estar hoje em Donibane Garazi, já que uma das medidas judiciais os impede de participar em acções de protesto.

A mobilização começou às 17h00 (hora de EH) e seguiu pela ruas de Garazi adentro, ouvindo-se palavras de ordem contra a operação policial e a favor do regresso a casa dos presos políticos bascos. Numa faixa, lia-se «Nik ere ene etxeko ateak idekiak ditut» [Eu também tenho as portas de minha casa abertas].

No final, os organizadores criticaram a violência das forças de segurança e defenderam que o «processo de paz é uma luta de todos» e que «é preciso continuarem firmes nos seus compromissos». Etxebehere, por seu lado, reivindicou o «direito a decidir» e pediu ao povo que se envolva: «É um dia de compromisso, e não podemos enterrar a cabeça na areia», disse. / Ver: Berria