quinta-feira, 9 de julho de 2015

«Hauxe da despedidia»: últimos concertos de Oskorri em Euskal Herria

Tal como foi anunciado em meados de Junho, o grupo Oskorri decidiu «dizer adeus», depois de um rico e longo percurso. O giro dos últimos concertos começa a 6 de Setembro em Getxo (Bizkaia) e termina na capital biscainha a 22 de Novembro.

Grupo de música popular, as suas canções tornaram-se hinos para muitos bascos - e não só. A sua trajectória começou nos anos 70, em «tempos conflituosos», o que motivou incompreensões da parte de alguns - houve críticas que os classificaram como «espanholistas», a título de exemplo. Eles responderam com a música e o tempo encarregou-se de pôr cada qual no seu lugar.

Mais de 3000 concertos, milhares de quilómetros na estrada, quase 500 canções, num percurso a que pouco faltou para ter meio século de existência.

Os últimos concertos da banda foram anunciados numa nota que começa com a frase «hauxe da despedidia!» [é esta a despedida]. É esta a lista anunciada: Getxo (irailak 6 Setembro); Baiona (urriak 10 Outubro); Gasteiz (urriak 17 Outubro); Donostia (urriak 25 Outubro); Iruñea (azaroak 7 Novembro); Maule (azaroak 14 Novembro); Bilbo (azaroak 22 Novembro). / Ver: argia

Oskorri - «Aizkora etxean»Do álbum Ura (2000). Tema recolhido por R. M. Azkue, que o ouviu cantado por Estefania Almandoz, em Aranaz (Nafarroa). [Letra e tradução aqui.]