segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dezenas protestam em Tutera contra a presença militar nas Bardenas

Na quinta-feira, 23, um turista foi atingido a tiro por um helicóptero que participava em manobras militares das forças espanholas. A Asamblea anti-polígono e a Bardenas Ya! criticaram a presença da Força Aérea espanhola no parque natural e, no domingo, dezenas de pessoas participaram numa concentração de protesto frente à Junta das Bardenas, em Tutera (Nafarroa).

Na sequência deste último «incidente», a Bardenas Ya! afirmou que a presença militar da Nato, ali, «alimenta a sua estratégia de guerra noutros lugares, onde espolia países e assassina as suas populações», sublinhando ao mesmo tempo «o perigo» que o Campo de Tiro «representa para a população local». Por outro lado, atribuiu a responsabilidade directa destes factos à Junta das Bardenas, entidade que participa directamente no arrendamento do espaço aos militares espanhóis, e defendeu que deve ser o povo a expressar-se, em referendo, sobre a existência deste campo de tiro em terras navarras.

A plataforma referida disse que as manobras militares se realizam «no mais absoluto obscurantismo» e informou que a Nato prepara para o próximo Outono a realização da chamada «Trident Junture», durante a qual se prevê a existência do «maior dispositivo militar no Sul da Europa desde o final da Guerra Fria». / Ver: ahotsa.info